Economia de energia elétrica em condomínios por meio da iluminação

Os gastos com energia elétrica em condomínios são sempre motivos de preocupação entre condôminos e administradores. E a iluminação é um dos fatores que mais importam na hora de ler os registros e fechar a conta. Isso porque ela representa nada menos do que 17% do consumo de energia elétrica em todo o país. 

Para ajudar a resolver esta equação, o CondoCenter preparou algumas dicas que são valiosas na hora de economizar a energia elétrica em condomínios. Para começar, a economia de energia em condomínios por meio da iluminação ocorre pela substituição por modelos mais eficientes. Este é o primeiro – e grande passo para evitar o desperdício.

Confira as dicas e tenha em mente que o investimento na mudança vale a pena. Isso porque a eficiência energética está se tornando um fator quase que obrigatório para o desenvolvimento dos países. Neste sentido, mudanças recentes estão acontecendo não só nos setores da economia, mas dentro de condomínios e das casas dos brasileiros.

Troca de lâmpadas para economia de energia elétrica em condomínios

A comercialização das lâmpadas incandescentes com potência de 41 watts a 60 watts foi proibida em meados de 2016. Além disso, em 2010Portanto, a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes irá economizar bastante energia. Se a troca for por modelos LED, a economia na conta de luz pode chegar aos 80%. Isso ocorre pois elas são recicláveis e não têm problemas que envolvem o mercúrio das fluorescentes.

Instalação de sensores de presença

Em áreas comuns onde não há muita circulação, os sensores são recomendados para a economia. Existem diferentes tipos de sensores: de temperatura, presença ou iluminação. Estes equipamentos são recomendados para a áreas externas, como garagens, quadras, entre outras e ativados conforme a luz natural diminui. Já os minuterias, são ótimos temporizadores que deixam as luzes acesas por aproximadamente um minuto. Por este motivo o nome. Estes geralmente são instalados em escadas e hall de serviços.

Limpeza e manutenção em dia

Assim como todos os ambientes necessitam de higienização, as lâmpadas também seguem a regra. Isso porque as peças de iluminação, quando estão sujas reduzem a emissão da luz.

Cores claras

Uma outra dica interessante na economia de energia em condomínios utilizando o ponto de vista da iluminação vai para as cores. Isso em razão de as paredes, que quando utilizadas tintas claras, rebatem a luz e ajudam a iluminar o ambiente de forma ‘natural’. Os espelhos também são uma boa pedida para colaborar com a iluminação e economia. Consulte um arquiteto para escolher papel de parede e tintas que irão ajudar na claridade das áreas comuns.

Circuitos eletrônicos

A necessidade de redução no consumo de energia, assim coo outras crises, trazem também o crescimento e a criatividade à tona. Isso posto, a área de eletrônica criou circuitos relativamente simples que podem ajudar na redução do consumo de energia. Além disso, eles podem também atuar como sistemas de emergência no momento em que ocorrem os apagões.