Como colocar tudo em ordem para as férias em condomínios

Férias em condomínios: verão chegando, calor, sol, crianças e adolescentes em férias e muita energia que não pode (e nem deve) ficar acumulada. Neste mesmo cenário, playgrounds, piscinas, salões de jogos e áreas comuns têm o fluxo aumentado em mais de 50%. Se você é síndico ou administrador, deve estar preocupado com os possíveis problemas que possam vir. Pensando nisso, nós, do CondoCenter, preparamos algumas dicas fundamentais para que tudo corra bem neste tão esperado período para os condôminos.

 

Checklist para as perfeitas férias em condomínios

 

Piscina

 

A manutenção das piscinas deve ser realizada para que não seja um foco de doenças para os condôminos. Isso porque, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 85% das doenças no mundo são transmitidas pela água.

 

Veja matéria sobre a Síndrome do Edifício Doente.

 

Ou seja, é fundamental certificar as boas condições de limpeza, pH, concentração do cloro, transparência corretos. Estes fatoras variam de acordo com a legislação de cada município.

 

Segurança

 

Este é um assunto levado muito a sério no CondoCenter. Por isso, fizemos, em julho de 2018, uma palestra sobre. Veja na íntegra aqui.

 

Neste sentido, as piscinas devem ser protegidas por meio de alambrados ou redes. Esta medida evita o acesso de crianças pequenas a esses locais. Outra dica: os funcionários do condomínio não devem tomar conta das crianças em nenhuma hipótese. Por isso, oriente-os para ligarem imediatamente para os pais das que forem encontradas desacompanhadas de adultos em áreas que representam riscos aos pequenos.

 

Playground

 

Verifique se o playground já de acordo com as normas vigentes de segurança. Caso ainda não tenha feito, estabeleça regras de utilização, idades permitidas e limite o acesso à caixa de areia, quando houver. Especifique onde e se as crianças podem portar alimentos nestes locais. Ressaltamos isso pois os restos podem cair e apodrecer no local, atraindo, desta forma animais e fungos. Caso o regulamento interno ou a convenção do condomínio não disponham de normas específicas, deve-se aprová-las em assembleia.

 

Elevadores

 

Estes terão um aumento substancial no uso no período de férias em condomínios. Verifique se o sistema está ok no que se refere ao controle no uso. Isso porque, junto às férias de verão vêm as chuvas. Certifique-se também se o sistema de para-raios está em perfeito estado.

 

Bicicleta e/ou bola nas garagens

 

Assunto recorrente em condomínios. Para evitar problemas, a dica aos síndicos é a de colocar aviso no local de circulação de automóveis, informando que o espaço é exclusivo para circulação de carros. No caso da não observância às normas, os pais devem ser notificados sobre o descumprimento das normas. Cabe, ainda, uma orientação aos motoristas para que conduzam seus veículos em baixa velocidade. As placas indicativas de velocidade máxima e redutores de velocidade também são medidas que auxiliam a minimizar os problemas.

 

Academia

 

As férias em condomínios também é época onde o fluxo de pessoas nas academias aumenta. Portanto, é importante a verificação de limpeza, funcionamento, manutenções dos equipamentos e do espaço. Isso ajuda a minimizar conflitos internos no condomínio.

 

Comunicação

 

Por fim – e não menos importante – deixe bem à vista todos os comunicados com informações do condomínio. Isso vale para as regras e avisos de riscos nas áreas comuns. Certamente, evitará problemas futuros.