Gestão de Fluxo de Caixa e Fundo de Reserva

Cumprindo o compromisso de levar conteúdo relevante ao mercado condominial, o Grupo CondoCenter, em mais um evento com a casa cheia, realizou nesta última quinta-feira uma palestra para Síndicos e Administradoras de Condomínios em parceria com a WFlow Investimentos. Veja a seguir os principais tópicos apresentados:

Passamos a viver uma nova era no mercado brasileiro.

 

Este tem sido o motor no mundo dos investimentos ao iniciarmos o último trimestre de 2019.

Setembro abriu de vez a Era dos juros baixos, confirmando que precisamos mudar, de forma definitiva, a maneira como o brasileiro investe. Mas a baixa rentabilidade da poupança não tem sido suficiente para estimular o brasileiro a buscar outras aplicações financeiras.

 

O investimento na caderneta continua sendo o preferido da população, 89% dos brasileiros ainda citam a Caderneta de Poupança como seu local para investimentos. O maior motivo para a escolha da aplicação é, fundamentalmente, segurança, o desejo de evitar perdas. Por outro lado, 76% dos brasileiros não sabem qual é o rendimento desta aplicação, ou seja, não sabem que ela rendem apenas 75% do CDI em média e, muitas vezes, não corrige sequer as perdas geradas pela inflação.

 

É momento de construirmos carteiras de investimentos diversificadas, capazes de oferecer segurança e, também, buscar rentabilidade. Precisamos começar a investir corretamente.

 

Entender o funcionamento do mecanismo do CDI (Certificado de Depósitos Interbancários) e sua importância como instrumento referência da rentabilidade dos investimentos é fator decisivo no processo de Educação Financeira da população.

 

Rentabilizar seu investimentos a taxa CDI é como colocar seu “carro” andando a 100 Km/h na estrada da rentabilidade, ao mesmo tempo que deixar suas economias na Caderneta de Poupança faz com que seu carro percorra todo o percurso a, apenas, 75 Km/h. Em resumo, você vai demorar muito mais tempo para chegar no mesmo destino.

 

Nos dias de hoje existem muitas alternativas que permitem rentabilidade aliadas a segurança e liquidez, ou seja, tendo o dinheiro disponível para quando ele for necessário. Fator de fundamental importância quando falamos da administração de condomínios.

 

Um bom exemplo de investimentos que podem oferecer segurança, rentabilidade e liquidez são os fundos de investimentos.

 

Fundo de investimento é uma espécie de “condomínio” de investidores geridos por uma instituição financeira, que busca a maior rentabilidade possível para os recursos aplicados cobrando uma taxa de administração pelo serviço. Em resumo, os condôminos (investidores) centralizam a administração do prédio (carteira do fundo) na figura do síndico (gestor do fundo) e o gestor do fundo aplica os recursos dos investidores de forma a maximizar os retornos e minimizar os riscos.

 

Criar uma carteira de investimentos diversificada, utilizando fundos de investimentos podem permitir uma maior rentabilidade dos valores de fundo de reserva e caixa dos condomínios permitindo, com isso, que a rentabilidade gerada atue de forma positiva no fluxo de despesas.

 

Consulte uma assessoria de investimentos e entenda como você pode melhor gerenciar os fundos de seu condomínio.

 

WFlow Investimentos – Claudiner Sanches Júnior