Quando vemos notícias como a que circulou nesta semana, de um incêndio em condomínio, achamos que nunca vai acontecer próximo de nós. Porém, isso acontece frequentemente. E, o pior: causa um prejuízo não apenas financeiro, como um trauma para quem vivencia.
O vídeo mostra a grande proporção que tomou o incêndio. Isso porque o imóvel, localizado no alto do edifício, foi totalmente destruído e não havia ninguém dentro no momento do ocorrido. Os bombeiros não sabem a causa do incêndio. Porém, moradores e o zelador, autor do vídeo, desconfiam que tenha sido um carregador de celular que tenha sido deixado na tomada e sofreu uma sobrecarga de energia. Isso pois, o dispositivo estava no quarto, por onde iniciou a chama, que pode ter se alastrado pelos lençóis e por todos os demais cômodos. Confira abaixo os vídeos que circularam nas redes sociais.
Dicas do CondoCenter
Não é a primeira vez que ocorrem acidentes onde os carregadores são os vilões da história. De acordo com informações de especialistas em energia elétrica, a probabilidade é pequena. Porém, quando se fala em carregadores “piratas”, ou seja, os que não foram homologados pela Anatel, o risco aumenta quando há uma descarga elétrica.
Um alerta para evitar incêndio em condomínio
Ok, a probabilidade é pequena quando utilizado um carregador original. Todavia, vale destaque para o ditado popular “melhor prevenir do que remediar”. Desta forma, a dica é a de sempre retirar o carregador da tomada após o uso. E isso é válido tanto para um o risco de um raio atingir a rede elétrica da casa e gerar um curto como por uma descarga. Portanto, carregadores sem uso devem ficar longe das tomadas.
O que fazer no caso de um incêndio em condomínio
A Schmitd Segurança e Serviços, membro do CondoCenter, traz dicas de algumas ações que podem prevenir um incêndio em condomínio. Confira!
Vazamento de gás. Neste caso, leve o botijão para um lugar arejado. Se for gás encanado, ligue para a empresa fornecedora assim que sentir ou desconfiar do cheiro.
Pequenos incêndios na unidade. Caso ocorra, abafe o objeto que está pegando fogo com pano úmido. Se for equipamento eletrônico, utilize extintor de pó químico.
O síndico deve tomar as seguintes providências caso o incêndio em condomínio seja de grandes proporções:
– Orientar os moradores sobre a desocupação;
– Indicar aos mesmos que sigam as luzes e indicativos para saídas de emergência;
– Desligar a energia do prédio e paralisar os elevadores;
– Fechar distribuição do gás;
– Utilizar somente as escadas;
– Acionar alarme de incêndio;
– Chamar o Corpo de Bombeiros imediatamente;
– Se possível, utilizar extintores para apagar o foco do fogo;
– Se houver muita fumaça, respire pelo nariz em inalações rápidas;
– Utilize um lenço molhado como máscara.
Seguros de imóveis
Em cenários de incêndios em condomínio, os prejuízos são muitos. Por outro lado, de acordo com a Domo Seguros, empresa que também é membro do CondoCenter, este tipo de acontecimento pode ser ressarcido por um seguro residencial da unidade. E isso, a custos mais acessíveis. “Um seguro de apartamento bem feito com diversas coberturas custa menos de 500 reais por ano”, afirma Paulo Bicalho, proprietário da empresa.
Além dos custos baixos, os seguros condominiais se destinam a pequenos eventos, a exemplo de chaveiro 24 horas, dedetização, limpeza de caixa d’água, reparos elétricos, entre inúmeros outros serviços. Isso porque cuidar da segurança da família é fundamental. Além disso, proteger o patrimônio onde se vive é valorizar o seu imóvel.