RECREAÇÃO E INICIAÇÃO ESPORTIVA – ASPECTOS TRABALHADOS NA CRIANÇA

ASPECTOS AFETIVOS E SOCIAIS. Dentro dos programas de jogos, brincadeiras e treinamentos, as crianças estabelecem conexões com outras crianças, com professores, pais de outras crianças, colegas de equipe e adversários. Isso faz com que ela necessite se expressar dentro e fora do jogo e acabe gerando sentimentos e emoções que se vêem presentes no “saber ganhar” e no “saber perder”.

 

VALORES. Através principalmente do esporte, a criança têm estímulos muitas vezes novos para suas vivências, como os aspectos de competição, cooperação, além de uma nova abordagem quanto à disciplina. Ela aprende a superar situações, a respeitar as regras do jogo, se torna mais disciplinada e passa a compreender melhor seus sentimentos.

 

ASPECTOS FILOSÓFICOS E INTELECTUAIS. Com os diversos estímulos que as rodeiam nessas atividades, a criança passa a questionar mais o mundo ao seu redor, apura seu raciocínio lógico e crítico dentro dos pequenos jogos e seus objetivos. Ela passa a planejar melhor seus passos, passa a calcular melhor as tomadas de decisão não só dentro como também fora dos jogos. Isso é o desenvolvimento intelectual da criança acontecendo.

 

É necessário então que as crianças sejam estimuladas com as mais diversas e saudáveis brincadeiras e jogos que as possam trazer benefícios. A Recreação e a Iniciação esportiva devem ser realizadas de forma pensada, elaborada e acompanhada. A criança então se desenvolve por completo, crescendo fisicamente, fisiologicamente, intelectualmente e principalmente socialmente.

 

Caio Bandeira, sócio na Move Up! Assessoria Esportiva, empresa parceira da CONDOCENTER.