Segurança condominial é tema de palestra promovida pelo CondoCenter

Reunir assuntos coletivos, que envolvem empresas de produtos, serviços e novidades tecnológicas para condomínios é o grande objetivo Condocenter. Nesta linha, o grupo formado por empresas multidisciplinares reuniu na noite de 19 de julho autoridades para um amistoso debate sobre segurança condominial. A palestra foi realizada pela síndica profissional Erika Conejo Tomé, que compôs a roda de debate ao lado do coronel Marcel Lacerda Soffner, secretário de segurança e de Márcio Cordeiro Couto, comandante da Guarda Municipal, ambos de Diadema. Participaram cerca de 70 pessoas da reunião, realizada no salão de eventos do Condomínio Tiradentes, em São Bernardo do Campo.

Erika, que também é administradora e gerente comercial, iniciou o discurso utilizando o gancho da seleção brasileira de 1994, que trouxe ao Brasil o tetracampeonato. A síndica levou algumas dicas aos profissionais das áreas abrangentes que lá estavam. Tomé destacou a importância da segurança da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira. “Na equipe de futebol, um era a segurança do outro, cada um fazendo a sua parte. Em condomínios é assim que deve ser também.”

Confira algumas dicas de segurança condominial

Saiba quem são seus vizinhos

– Apresente-se aos seus vizinhos e troque telefones e e-mails para emergências. “Só não precisa ficar lá durante três ou quatro horas”, comenta Erika.

Cuide do que estiver no seu alcance

* Caso tenha um vizinho idoso ou que more sozinho, você pode ajudar. Para isso, peça para que o mesmo forneça o telefone de um familiar. Assim, em caso de emergência você tem como contatá-lo.

*Algumas medidas de segurança visam a integridade física e moral deste condômino e bem como do condomínio.

*Pode-se pedir para familiares ou responsáveis para verificar se a moradia está segura. Ou seja:com telas de proteção, sem vazamentos de gás ou problemas nas instalações elétricas.

*Em caso de problemas, consultar o Estatuto do Idoso ou Serviço Social da cidade de residência. E para denúncia, procurar o Conselho Tutelar, Polícia Civil e Militar e o Ministério Público nos telefones 100 (nacional), 181 (estadual) e 156 (municipal).

Crianças

– Este é um capítulo que merece destaque especial quando se trata de segurança condominial. Isso, visto que os pequenos não têm discernimento para circularem sozinhos sem o responsável maior de idade. “A responsabilidade da criança é sempre dos pais, mesmo ausentes por estarem trabalhando”.Em caso de babás, certifique-se do zelo pela criança por parte da profissional.

*Independente do andar, coloque rede ou tela de proteção nas janelas.

*Em caso de problemas, consultar o Estatuto da Criança e do Adolescente ou o Serviço Social da cidade de residência. Para denúncia, procurar o Conselho Tutelar, Polícia Civil e Militar e o Ministério Público nos telefones 100 (nacional), 181 (estadual) e 156 (municipal).

Cuidado com as redes sociais

Outras dicas de manutenção da segurança condominial se referem à tecnologia, quando utilizada de forma errônea. Um exemplo disso são os famosos check-ins em redes sociais. “Isso acaba de fato com a segurança nos condomínios”, afirma. Segundo Erika, é exatamente desta forma que os bandidos utilizam a tecnologia para monitorar a vida dos moradores.

Já nos casos de entregas, os procedimentos de recepção e identificação de prestadores de serviços deve ser seguido pelo regulamento. O mesmo serve para a supervisão de obras, as regras têm de ser constantemente motivos de treinamentos da equipe administrativa do condomínio.

O fato é que o assunto segurança condominial, na verdade, é para conhecimento de todos, pois envolve a vida de cada um. Neste sentido, a troca de informações é primordial. Por isso, o Condocenter promove, a cada dois meses, um café que une um encontro de networking. Nele, membros, convidados e palestrantes têm acesso a conteúdos nos quais a qualidade é fundamental. O que achou deste conteúdo? Quer saber mais? Curta nossa página, acompanhe o blog e siga-nos nas redes sociais.